O câncer tem atingido cada vez mais um número crescente de jovens. Isto se deve aos fatores associados ao estilo de vida característico dos tempos modernos: níveis crescentes de poluição ambiental, contaminação alimentar por carcinogênicos, alimentação rica em frituras, gorduras e alimentos artificiais, estímulo aos hábitos de fumar e beber (o famoso happy hour), maior número de parceiros sexuais. Dietas excessivamente gordurosas contribuem para que as jovens, na faixa dos 20 anos, venham a desenvolver câncer de mama.

Atualmente as mulheres estão mais expostas a este tipo de câncer por terem menos filhos e menstruarem muito mais. Estes fatores as expõem a um bombardeio maior do hormônio estrógeno, responsável pela multiplicação das células mamárias.

Nosso corpo possui mecanismos naturais de defesa pela atuação do sistema imunológico. Porém a exposição repetitiva do organismo aos agentes físicos, químicos ou biológicos pode causar a mutação genética que origina o câncer. Assim sendo, melhorar os hábitos de vida torna-se imprescindível para diminuir as chances de se desenvolver a doença.